REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA


A Revista da Micro e Pequena Empresa – RMPE é uma publicação eletrônica quadrimestral, classificada pelo sistema QUALIS como B2 na categoria Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Publica produtos de trabalho científico nos idiomas português, espanhol ou inglês. Sua finalidade é disseminar pesquisas relativas ao contexto das micro e pequenas empresas. Seu público-alvo é a comunidade acadêmica e empresarial da área de Administração e Gestão de Negócios. A revista está indexada no OJS, SPELL e PROQUEST Latin America.

Temas de Interesse da RMPE:

1. Inovação, Exportação e demais Desafios das Micro e Pequenas Empresas:

Processo de inovação nos contextos internos e externos; da criação a implementação de ideias e projetos e das suas relações com os mercados. Inovação em gestão entendida como inovação dos princípios e processos gerenciais que de fato transformam às práticas das tarefas dos gestores. Exportações e sua importância para com o ambiente global no qual as MPEs estão envolvidas. Contribuições teóricas aos modelos de inovação e exportação dos autores presentes na literatura nacional e internacional. Modelos, estratégias, estruturas e competências organizacionais, de exportação e inovação, reconhecidas nas MPEs e seus alinhamentos, coerências e consistências. Utilização e desenvolvimento dos KPIs (Key performance indicators) que incorporam o objetivo estratégico e medem a performance em comparação as metas. Experiências locais e internacionais de gestão considerando aspectos comportamentais e econômicos.

 

2. O Empreendedor no Contexto das Incubadoras, Aceleradoras, Aglomerações e Arranjos Produtivos Locais:

Discussão acerca dos ambientes púbicos e privados voltados ao desenvolvimento e apoio às micro e pequenas empresas. Fortalecimento das empresas associadas a uma cadeia produtiva local e integrada (APLs); fortalecimento de empresas próximas geograficamente e que pertençam a um mesmo segmento (aglomerações), necessidade de cuidados especiais para empresas que iniciam suas operações (incubadoras) e o desejo de desenvolver-se o quanto antes (busca por aceleradoras).

3. Gestão Estratégica e Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas:

Estudo, significado e práticas evidenciadas de Sustentabilidade Corporativa. Práticas de gestão - contábeis, financeiras, econômicas, sociais, ambientais e de responsabilidade pública - que dizem respeito à atividade desempenhada pelas empresas na busca do desenvolvimento sustentável. Sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das MPEs. Pesquisas no âmbito da Contabilidade Gerencial, especialmente Custos para Decisão; análise e gestão de custos, inclusive para formação do preço de venda; modelos de custeio; simulação de sistemas de tributação, que minimizem o custo tributário. Gestão financeira, envolvendo o planejamento do fluxo de caixa; a gestão e o desempenho do caixa no curto e médio prazos; fontes de financiamentos e decisões de investimentos.

4 Legislação, Portarias e demais Recursos Jurídicos Relacionados às Micro e Pequenas Empresas:

Legislação, portarias e demais instrumentos legais associados ao interesse das micro e pequenas empresas. Relações dessas empresas com o ambiente institucional (formal e informal) e suas relações em termos de obrigações legais, societárias, financeiras, tributárias, creditícias, trabalhistas, previdenciárias, sociais, ambientais e éticas. Estudos comparados, transnacional de aspectos da MPE que mereçam tratamento legal diferenciado, explorando oportunidades, casos de sucesso e casos de fracasso da literatura nacional e internacional.

5. Ciclo de Vida das Micros e Pequena Empresas:

Processo de abertura de empresas; dificuldades dos primeiros meses e o perigo do encerramento precoce das atividades; ônus da mudança de categoria de empresas, por exemplo, ônus tributário; recuperação judicial da empresa; crescimento vertical dentro da própria cadeia; encerramento não intencional e encerramento planejado da empresa.

6. Gestão Familiar e Sucessão:

As empresas familiares são únicas na maneira como operam e nas habilidades necessárias para trabalhar nelas. Enfrentam seus próprios desafios em um ambiente de negócios caracterizado pela intensificação da concorrência, além de representarem uma das bases da comunidade empresarial mundial e da economia global. Investigação de uma ou mais das diversas dimensões das empresas familiares, com abordagem multiteórica (por exemplo, gestão, empreendedorismo, finanças, psicologia, sociologia, etc.) e de pesquisa transcultural.

7. Educação Empreendedora:

Educação empreendedora tanto pela perspectiva do ensino quanto da aprendizagem, abordagens práticas e teóricas que visam entender a temática em um contexto contemporâneo. Métodos específicos para se ensinar empreendedorismo, conteúdos disciplinares, bem como estilos de aprendizagem e a sua relação com o perfil do aluno ou a intenção de empreender.

8. Perfil Empreendedor:

Características multidimensionais que façam parte do perfil empreendedor, focando não somente traços de personalidade, dados demográficos ou regionais, mas também padrões comportamentais mais presentes ou ausentes no contexto das micro e pequenas empresas. Desenvolvimento da postura empreendedora e sua utilização como fator de melhoria e crescimento do negócio, seja pela maior competitividade e foco em resultados, seja pelo aperfeiçoamento dos processos de gestão e de enfrentamento de riscos. Metodologias validadas para aferição do perfil empreendedor e suas relações com o desempenho e práticas inovadores em micro e pequenas empresas.

 

A RMPE está continuamente aberta para a submissão de trabalhos científicos. Orientações sobre a submissão on line, as diretrizes para autores, o termo de cessão de direitos autorais, bem como a política de privacidade da publicação estão disponíveis em nossa seção SOBRE A RMPE.

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